Prática clínica na Estratégia Saúde da Família: organização e registro


Autores: Marcelo Marcos Piva Demarzo, Cristina Alves de Oliveira e Daniel Almeida Gonçalves


Introdução

A organização e o registro da prática clínica na Atenção Primária à Saúde

A organização e o registro da prática clínica na Atenção Primária à Saúde (APS) têm especificidades oriundas dos atributos essenciais derivados do modelo de Atenção à Saúde (Figura 1), que difere dos formatos tradicionalmente empregados na atenção subespecializada e hospitalar. O Médico de Família e Comunidade (MFC) e as equipes da Estratégia Saúde da Família (ESF) devem se familiarizar e incorporar essas novas formas de organização e registro em seu processo de trabalho cotidiano (ROMAN, 2009), a fim de prover cuidado efetivamente centrado nas pessoas, nas famílias e nas comunidades de seu território.

Figura 1- Atributos essenciais e derivados da APS.

Além desses atributos, a Medicina de Família é regida por quatro princípios fundamentais:


Todos os princípios são igualmente importantes para a prática clínica, além de compostos por ações. Nenhuma dessas ações é exclusiva dos Médicos de Família, entretanto, quando usadas em conjunto, representam uma visão distinta, um sistema de valor e uma abordagem dos problemas, que é diferente da identificável em outras disciplinas ou especialidades. Há um foco no indivíduo e na família, mas também um foco voltado para a comunidade. Esses dois focos devem existir de forma integral, contextualizada e resolutiva.

A Medicina de Família e Comunidade não é a soma dos conhecimentos das demais especialidades, pois tem um corpo de conhecimentos próprios e se utiliza dos existentes em outras áreas de acordo com a realidade e a necessidade da prática.

Com isso em mente, abordaremos algumas ações e ferramentas que consideramos fundamentais para a boa prática clínica do médico especialista em MFC com enfoque na atuação na ESF: os aspectos gerais de uma consulta clínica, o Registro Clínico Orientado por Problemas (RCOP), o prontuário familiar, as visitas domiciliares, o trabalho em equipe e a organização da rotina.

Especialização em Saúde da Família
Copyright 2014|UnA-SUS UNIFESP